terça-feira, 29 de abril de 2008

Quadrinhos no palco

Depois da febre dos quadrinhos no cinema - quarta-feira é dia de "Homem de Ferro" - a Nona Arte encontra espaço até no Teatro. Estréia nesta quinta "A Noite palhaços mudosdos Palhaços Mudos", adaptação de uma das melhores HQs que eu já li, de autoria de mestre Laerte.

A montagem é da dupla Domingos Montagner e Fernando Sampaio, fundadores da Cia La Minima, em parceria com o diretor do espetáculo Álvaro Assad. Fábio Esposito, ator convidado, se reveza em diversos papéis secundários no espetáculo que entra em cartaz no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt.

Dois palhaços invadem a mansão que sedia uma organização conservadora em missão de resgate. Publicado originalmente na revista Circo na década de 80, a HQ era um exercício de narrativa em quadrinhos tendo como pano de fundo a resistência à repressão conservadora e moralista de que estávamos saindo na época, usando como arma não a política ou a luta armada, mas o humor e a irreverência, exatamente o que Larte, Angeli, Glauco e outros fizeram a partir da segunda metade da década de 70 miliando na imprensa nanica e depois nos jornalões, como a Folha de S. Paulo a partri da grande fase comandada por Claudio Abramo.

Para não envelhecer a história, Montagner e Sampaio mudaram os vilões: agora quem quer acabar com os palhaços são representantes da mentalidade corporativa que transbordou do ambiente das empresas para a sociedade como um todo. Mas isso em tons sépia, e não preto e branco.

Confira a história original em http://www.laerte.com.br/ (procure em "Palhaços Mudos") e abaixo uma página do genial Laerte.

palhacos9

Serviço
A Noite dos Palhaços Mudos. 50 min. 12 anos. Espaço Parlapatões (98 lugs.). Praça Roosevelt, 158, Centro, 3258-4449. 5.ª, 21 h. R$ 20. Estréia na quinta. Até 29/5

Nenhum comentário: