domingo, 6 de abril de 2008

A morte de Moisés


O ator americano Charlton Heston morreu neste domingo em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, aos 84 anos, segundo confirmou sua família.

Heston, que estava afastado do cinema há alguns anos, sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos da síndrome de Alzheimer.

O ator ficou famoso por interpretar papéis como o protagonista de "Ben Hur", pelo qual recebeu o Oscar de melhor ator, e como Moisés no filme "Os Dez Mandamentos".

Heston, herói recorrente em longas-metragens épicos, não encontrou nenhum grande papel depois de 1975.

Há alguns anos, o ator ficou conhecido por sua atuação como porta-voz dos entusiastas por armas nos EUA. Ele era presidente de honra da associação de defensores do uso de armas.

Heston aparece no documentário "Tiros em Columbine" (2002) sendo entrevistado pelo cineasta Michael Moore. (Folha on Line)


***

Para umas duas gerações, Charlton Heston era Moisés, graças às reprises de "Os 10 Mandamentos" todas as Semanas Santas. Nem toda a computação gráfica da Pixar é capaz de repetir o deslumbramento da abertura do Mar Vermelho obtida por Cecil B. De Mille usando um tanque de água gigante e filmagem reversa.

Um comentário:

Vera disse...

Depois do fato infeliz com as armas, ele caiu em desgraça pra mim!