segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mondo Cane

JdMolay-execution-739880Sei que ando me esquivando do ofício de jornalista ao não opinar sobre o caso Isabela Nardoni que sintomatiamente ocupou o espaço deixado na mídia com o fim do BBB8. Acho que o pesadelo kafkiano porque estão passando mãe, pai e madrasta da vítima já foi exaustivamente analisado por gente mais gabaritada como Luiz Antônio Magalhães (comparando o caso com o da Escola de Base) e Guilherme Fiúza (Relatando experiência pessoal tragicamente similar ).

As imagens de populares babando e querendo sangue me na porta da delegacia remete à Idade Média, quando as execuções eram um espetáculo público de grande apelo e participação das massas. E comunicadores oportunistas se aproveitam da comoção que toda morte violenta de uma criança provoca para alimentar ainda mais a sede de vingança do populacho.

Aqui em Indaiatuba mesmo tivemos há anos o caso do Barril, que acabou com a vida dos proprietários por incompetência e rabo preso das autoridades policiais - já que o suspeito alternativo era PM e ex-amante da vítima - e irresponsabilidade de alguns orgãos de imprensa.
Um princípio sagrado do Direito Ocidental é o da inocência presumida até prova em contrário. É a primeira norma a ser atropelada por delegados ávidos de fama e por jornalistas loucos por manchetes. No caso do pai e madrasta de Isabela, ambos nem foram indiciados e, portanto, a concessão do habeas corpus - conquista da Constituição Cidadã - era um passo natural. Pode ser até que os dois tenham culpa no cartório, mas até agora a polícia, desesperada para dar uma satisfação à sociedade, não encontrou indícios capazes de estender a detenção dos dois.

Pelo que vi e li até agora, a imagem que mais me intrigou foi o da janela por onde a menina foi jogada ou caiu. A tela de proteção encontrava-se rasgada, e pelo que sei isso não se consegue jogando um corpo de seus 20 quilos contra ela. Ou ela rebate ou a tela cai inteira junto. Pode ser até fruto dos meus anos de leitor de Conan Doyle, Agatha Christie e Rex Stout, mas me pareceu muito estranho.

Nenhum comentário: