quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Em cartaz

Os dois maiores astros do cinema chinês e asiático finalmente foram reunidos em um filme: “O Reino Proibido”, que está em lançamento nacional no Brasil esta semana. Completando as estréia no Topázio estão “O Grande Dave”, com Eddie Murphy; e “A Ilha da Imaginação”, com Jodie Foster e a menina Abigail Breslin, de “Pequena Miss Sunshine”.

“O Reino Proibido” baseia-se no famoso romance “Jornada ao Oeste”, que também inspirou Akira Terayama na saga “Dragonball”. Uma história famosa, a reino proibido 2 aguardada reunião dos superastros das artes marciais e um orçamento de US$ 70 milhões. O que podia dar errado? Aparentemente a escolha do diretor, Rob Minkoff, que na década passada despontou como promessa com “O Rei Leão”, mas logo se afundou no desastre “Mansão Mal-Assombrada” (mas aí tem Eddie Murphy para dividir a culpa).

O garoto Jason (Michael Angarano, de “Escola de Super-Heróis”) é fã de filmes de artes marciais e faz amizade com o velho dono de uma loja de quinquilharias orientais (Jackie Chan). Quando é obrigado a ajudar no roubo da loja do velho por uma gangue local, Jason acaba sofrendo um acidente e é lançado à China antiga, onde encontra o lutador bêbado Lu Yan (Chan, de novo) e se junta a ele, a uma monje não tão silencioso (Jet Li) e à jovem Pardal Dourado (Yifei Liu) para enfrentar o Lorde de Jade (Collin Chou, de “Matrix Revolutions” eDOA”) e seus asseclas para reaver o cajado mágico do Rei Macaco (Li, de novo). Apenas recuperando o cajado e libertando o Rei Macaco, Jason poderá voltar pra casa.

Você pode achar estranho um filme desses estreando logo após as Olimpíadas, ao invés de aproveitar a onda sobre os Jogos de Pequim como fizeram “Kung Fu Panda” e “A Múmia 3”. Bom, na verdade, ele estreou antes do evento na China, mas nos EUA. Aqui, provavelmente escaldados pela bilheteria decepcionante e malhação geral sobre o filme – inclusive dos dois astros – os distribuidores devem ter puxado o freio de mão. Mas que fã resiste assistir lutas entre os dois grandes mestres vivos do kung fu de cinema?

grande dave 2 “O Grande Dave” vem a se juntar à coleção de bombas que Eddie Murphy vem protagonizando nos últimos anos. Isso, paradoxalmente, não o impede de ser um dos astros mais bem pagos de Hollywood, graças principalmente à dublagem da franquia “Shrek”, único êxito de crítica do comediante ultimamente. Em busca de uma saída para evitar a destruição de seu planeta, seres extraterrestres chegam à Terra. Eles possuem a forma de seres humanos, mas são bem menores. Para observar e aprender sobre a rotina terráquea eles passam a abrigar naves que tem o formato de humanos. Uma delas é Dave (Eddie Murphy), que precisa agir como uma pessoa normal para não despertar suspeitas. No elenco também estão Gabrielle Union (“Bad Boys II”) e Elizabeth Banks (a Betty Brant da franquia “Homem-Aranha”). A direção é de Brian Robbins, que junto com Murphy cometeu “Norbit”.

“A Ilha da Imaginação” é o quinto filme de Abigail Breslin após “Pequena Miss Sunshine”, lançado há apenas dois anos, e ela ainda vai lançar mais um esta ano e está filmando outro. Tudo para aproveitar enquanto ela ainda é criança (vai saber como ela vai ficar na aborrescência...). Mas desta vez, Abigail pode contar com a experiência de quem foi criança-prodígio do cinema e depois de adulta se tornou uma atriz respeitada – dois Oscar ilha da imaginação 2antes dos 30 anos! – , Jodie Foster. A menina é Nim, que vive com seu pai, o cientista Jack (Gerard Butler, de “300”), em uma ilha perdida em algum lugar do Pacífico Sul. Embora o laboratório de Jack (o mesmo nome do herói de “Lost”, será coincidência?) na ilha seja equipado com internet, rádio e suprimentos recebidos periodicamente, não há mais nenhum humano no lugar além dos dois. Quando ele se perde numa tempestade, Nim busca a ajuda do herói de seus livros de aventura preferidos, Alex Rover, sem saber que verdade “ele” é uma escritora, Alexandra Rover (Jodie Foster), que vive isolada por causa da agorafobia e não tem coragem de sair de sua bela casa, em São Francisco. Quando percebe que a menina está mesmo em apuros, cria coragem para ir até a ilhota para  encontrá-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Grande Dave parece ser muito legal..
quero assistir