terça-feira, 17 de junho de 2008

Ciclo Japonês tem filme cancelado


"O Homem Mau Dorme Bem", programado para o próximo domingo pelo Ciclo de Cinema Japonês no Casarão Pau Preto, teve sua exibição cancelada por problemas técnicos. Mas os culturetes de plantão terão como opção assistir a peça "Efigênia em Aulis", de Eurípides, às 19h, no Bosque do Casarão, com o grupo Oficina da Secult e direção de Rubens Teixeira.

Para quem só conhece a mitologia grega do filme "Tróia", a peça conta um episódio que antecede a célebre guerra pela posse de Helena, a mais bela mulher do mundo, quando a armada grega está encalhada em Áulis por falta de vento. Um oráculo diz ao comandante heleno Agamemnon que só com o sacrifício de sua filha Ifigênia (sempre aprendi que se escrevia assim, com "I") à deusa Artemis é que eles chegarão à Tróia. Pressionado pelas tropas impacientes e pelo irmão Menelau, marido de Helena, Agamemnon escreve à mulher Clytemnestra para que traga Ifigênia a fim de se casar com Aquiles, maior guerreiro grego.

Última peça de Eurípides, ela foi apresentada pela primeira vez meses após a morte do autor e fazia parte de uma trilogia que incluía "As Bacantes" e "Alcmeon em Corinto" (esta última se perdeu). Presume-se que Eurípides não enha completado "Ifigênia em Áulis" e que seu filho ou sobrinho de mesmo nome tenha composto alguns trechos. Os versos finais também não são do dramaturgo grego e foram escritos provavelmente no período Bizantino, cerca de mil anos depois.

Nenhum comentário: