segunda-feira, 30 de junho de 2008

A vitória do futebol


A vitória da Espanha na Euro 2008 coroa não apenas a tradicional escola ibérica - também conhecida por perder nos momentos decisivos - mas também o melhor futebol. Luis Fernando Veríssimo escreveu certa vez que a Alemanha descobriu um jeito de ganhar copas sem jogar futebol, mas desta vez, a tradição panzer não funcionou (assim como não deu certo contra a seleção de Felipão em 2002). Além disso, o campeonato europeu de seleções deste ano também reverteu o horror que foi a edição anterior, com a vitória da "falange defensiva" grega.
Outra coisa demonstrada na competição que a Globo fez questão de ignorar por motivos comerciais - coisa feia, jornalisticamente falando - é que as principais seleções européias estão jogando muito mais bola que Brasil, Argentina ou Uruguai, para citar as principais escolas sul-americanas. Hoje, a seleção de Dunga apanharia de França, Holanda, Espanha e Portugal. Se complicaria com Alemanha, Itália, Rússia e a chata Turquia, que tanto trabalho deu em 2002. Claro que o futebol não é cartesiano; num dia ruim a melhor seleção perde de um time inferior (aconteceu com a Holanda contra a Rússia nas quartas-de-final) mas analisando pelo que vimos dos jogos da Euro e das Eliminatórias Sul-Americanas, é o que dá para constatar.

Na foto, a família real espanhola - com El Rey Juan Carlos à direita - comemora o título nos vestiários com o técnico Luis "El Sabio" Aragonés

Nenhum comentário: