terça-feira, 24 de junho de 2008

Última semana do Ciclo do Cinema Japonês no Casarão

Nesta última semana de homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa, o Casarão encerra a pro-gramação com alguns dos mais importantes filmes da escola nipônica de cinema, como o filme “Con-tos da Lua Vaga”, de Kenji Mizoguchi, considerado um dos mais importantes filmes já realizados no mundo. O projeto Filmes do Casarão é uma promoção da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fun-dação Pró-Memória.

Sessão de Sexta

27/06 – 19h30

Yojimbo, de Akira Kurosawa. Elenco: Toshirô Mifune, Tatsuya Nakadai, Yôko Tsukasa, Isuzu Ya-mada, Daisuke Kato, Seizaburô Kawazu,Takashi Shimura.

Sinopse: Um samurai desempregado (Toshiro Mifune) chega a uma cidade a procura de um trabalho, só que esta se encontra dividida entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação.

Matinê do Casarão

28 e 29/06 – 15h30

Digimon, o filme, de Mamoru Hosoda, Minoru Hosoda e Shigeyasy Yamauchi.

Sinopse: Um grupo de crianças é transportado para o DigiMundo, onde conhece um grupo de mons-tros digitais chamado Digimon, com os quais se unem para combater o mal. Entretanto, Diabormon, um Digimon maligno, cria um vírus de internet que destrói dados do sistema de defesa dos Estados Unidos, no intuito de causar o envio de um míssil para o território japonês. Para evitar o desastre, todos os habitantes do DigiMundo se unem para salvar o mundo real e também seu próprio mundo.

Cine Clube de Domingo

29/06 – 17h30

Contos da Lua Vaga, de Kenji Mizoguchi. Elenco: Machiko Kyô, Mitsuko Mito, Masayuki Mori, Kinuyo Tanaka, Eitarô Ozawa, Ikio Sawamura, Kikue Môri, Ryosuke Kagawa.

Sinopse: Obra prima do cinema fantástico, o filme é uma fábula passada no século XVI em um Japão feudal e violento durante a sangrenta guerra civil e conta a história de um fazendeiro que quer ser samurai e de outro que quer ser comerciante. Realizada pelo mestre japonês Kenji Mizoguchi cheio de atmosfera e força, é um dos mais importantes filmes da história do cinema e um belo exemplo do cinema japonês clássico. Ganhou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953.

Serviço:

Lotação máxima: 60 pessoas.

Os convites devem ser retirados no dia da exibição, a partir das 13 horas.

Casarão Pau Preto: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jd. Pau Preto – Tel.: 19 3875-8383

***

Machiko Kyo foi a grande estrela dos jidai-gekki (filmes de época ou de samurai) do período. Além de "Contos da Lua Vaga", trabalhou em outros sucessos inernacionais como "Rashomon", de Kurosawa, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza; e "Jigokumon - Portal do Inferno", de Teinosuke Kinussaga, primeiro filme japonês colorido, primeiro a ser exibido nos EUA e vencedor de dois Oscar.
Ela visitou o Brasil no auge da popularidade e aqui reencontrou um irmão que havia emigrado para o Brasil antes da guerra.

Nenhum comentário: