terça-feira, 3 de junho de 2008

Problemas técnicos e outros


Caros leitores, desculpem a escassez de postagens, mas tive alguns problemas com a máquina - já sanados - e fiquei acessando a internet pelo laptop da minha irmã. Decididamente, aquele teclado é pra crianças ou anõezinhos, porque mesmo eu que tenho mãos relativamente pequenas me atrapalhava todo.

Mas, voltando ao que interessa, domingo assisti à entrega do Prêmio Tim (e também à hilária "cobertura" da dupla Cristian Pior e Roubaldo Esper no "Pânico", os dois muito mais engraçados que Vesgo e Silvio) pela Globo. A homenagem a Dominguinhos é merecidíssima, mas os ganhadores.... A exemplo do falecido Prêmio Sharp - que o Tim veio substituir - a escolha parece mais uma ação entre amigos do que um retrato da música brasileira no momento. Emílio Santiago melhor cantor? Eu mal sabia se ele ainda estava vivo. E Alcione melhor cantora de samba? E as dezenas de novas cantoras, como a Virgínia Rosa que nós - gatos pingados na madruga da Virada Cultural - assistimos extasiados no Ciaei? Ou a elegantíssima Teresa Cristina, que cantando é praticamente um Paulinho da Viola - o grande vencedor da noite, este sim, merecido - de saias. Sandy e Junior como Melhor Dupla? Além da questão técnica em si (tem gente que acha que essa menina é uma grande cantora, meu Deus!), o prêmio soa como notícia de ontem, já que os irmãos já não dividem mais o mesmo palco.

À parte isso, estranhei a falta de voz de Genival Lacerda - idade, laringite? - e o virtuose Oswaldinho do Acordeon tocando sentado e visivelmente se esforçando para tirar meia dúzia de notas - ele, que tocava Beethoven na sanfona. Pesquisei e não encontrei nenhuma notícia de acidente ou doença do músico.

***

Falando em apresentação patética, doeu ver Amy Winehouse no Rock in Rio (Tejo) no final de semana. Até agora, ela era notícia apenas sobre seu comportamento fora do palco, mas agora, era evidente que a degradação de sua vida pessoal já se reflete em seu enorme talento. Para mim, ela é a cantora pop mais interessante desde... quem? Joss Stone nasceu com uma voz de negra privilegiada, mas está longe da atitude e estilo de Amy, que brilha sem precisar ser gata como a compatriota loira. A Miss Rehab é feia, baixinha, esquisita, louca de pedra, mas sua trajetória periga repetir a de outra feia, baixinha, esquisita e louca cantora de soul branca, Janis Joplin. Seria uma perda terrível, ainda mais num mundo pop cada vez mais pobre, dominado por rappers, Justin Timberlakes e outros horrores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uns dizem que Oswaldinho teve um AVC, outros que ele sofre de um seríssimo problema de coluna que afeta os movimentos dos braços e mãos. A verdade é que ele não tem mais condições de puxar o fole da sanfona, muito menos usar os baixos do instrumento para tocar, coisa que fazia divinamente. Eu fiquei chocado com o estado de saúde dele: parecia aéreo, totalmente desligado. É uma pena!

Abílio Neto - neto.ap@ig.com.br