terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Aniversário da Fundação Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória realiza no dia 18, quarta-feira, às 19h30, no Casarão Cultural Pau Preto, situado a rua Pedro Gonçalves, 477 uma cerimônia em comemoração aos 15 anos de atividades da Fundação. No evento haverá o lançamento do livro "Cronologia Indaiatubana", de autoria de Nilson Cardoso de Carvalho, que dedicou sua vida a pesquisar e recolher documentos sobre Indaiatuba, espalhados em vários arquivos do Estado de São Paulo. Ele também foi um dos responsáveis pela criação da Fundação Pró-Memória e conselheiro administrativo da Fundação. Dona Sylvia Sannazzaro, que foi presidente do Conselho Consultivo da Fundação será a outra personalidade a ser lembrada e homenageada.


Nilson Cardoso de Carvalho

Nilson Cardoso de Carvalho (1934-2001), nascido em Barretos, morou em Indaiatuba de 1964 a 2001, e em 1998 recebeu da Câmara Municipal de Indaiatuba o título de Cidadão Indaiatubano. Dedicou-se também a atividades ligadas à memória de Indaiatuba, destacando-se na preservação do Casarão da fazenda Pau Preto e na criação da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Nilson participou ativamente do movimento para a preservação desse imóvel, publicando o folheto “Arquitetura em taipa, um dos últimos exemplares em Indaiatuba”. Preocupado em cuidar melhor dos documentos públicos pertencentes ao município, o grupo preservacionista de que fazia parte, idealizou dotar Indaiatuba de um moderno arquivo público, que preservasse essa documentação e servisse ainda como centro de pesquisas da história de Indaiatuba. Assim nasceu a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. No acervo do Arquivo foram encontradas informações de um tempo em que Indaiatuba fazia parte de Itu, além de dados garimpados no próprio arquivo, agora publicados em parte através do lançamento dessa Cronologia Indaiatubana.

No entanto, existem registros sobre os bairros de Itaici, Indaiatuba, Buru, Mato Dentro e Piraí, de meados do século XVIII. São documentos que apontam para uma história de 250 anos que se desenrola nas fazendas de cana e café, nos sítios produtores de milho e feijão, trabalhados por caboclos e por escravos.

O Arquivo Público, que agora levará o nome de seu mais dedicado pesquisador, tem centenas de metros de documentação pública municipal, uma dezena de fundos particulares, 25 mil fotografias, mapas e plantas, uma grande coleção de periódicos e uma biblioteca de apoio com praticamente tudo o que já se publicou sobre Indaiatuba.

Essa documentação também dá suporte às pesquisas cotidianas de apoio a pessoas em busca de seus antepassados, de documentos comprobatórios de propriedade, pagamento de impostos, informações para processos judiciais, de apoio às demandas da Administração Municipal e de garantia de direitos. É para mim um grande orgulho e realização poder unir a documentação coletada durante uma década por meu pai ao acervo do Arquivo Público de Indaiatuba” diz Adriana Carvalho Koyama, filha de Nilson e doadora de todo esse acervo.

Nenhum comentário: