quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sérgio está de volta


Parece que os boatos eram precipitados. Sérgio Almeida e sua Festa do Peão de Indaiatuba estão oficialmente de volta. Em entrevista coletiva agora há pouco no gabinete do prefeito - sem a presença deste - foi anunciada a realização do evento entre os dias 5 a 9 de agosto. O motivo da mudança da data - que até então era em setembro - foi justificada por Sérgio, presidente do Clube do Rodeio, em função do clima. Segundo ele, agosto é mais "quente (?) e seco" que setembro, tanto é que no ano passado choveu, prejudicando um pouco a festa, que permanece na ex-Cerâmica Indaiatuba.
A novidade pedida pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) foi um dia - o primeiro, que cai na quarta-feira - com portões abertos, com rodeio apenas para peões de Indaiatuba e abertura do show com uma dupla da cidade. Segundo o chefe de Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Odair Gonçalves, existe a possibilidade dessa dupla ser selecionada por um Festival de Música Sertaneja a ser organizada pela Secretaria de Cultura, com final no Passeio a Cavalo da Festa do Peão, que costuma acontecer no domingo anterior ao evento. Além disso, segundo Sérgio, os dois primeiros colocados do rodeio do dia 5 vão participar da competição com o Top 10 do Circuito Crystal.
A pergunta que não queria calar - e pelo menos não para mim - era: e a volta da Faici prometida por Reinaldo em sua primeira entrevista como prefeito eleito? Odair explicou que "existe o interesse do prefeito em realizar uma feira para mostrar o que Indaiatuba produz, sem show, mas com praça de alimentação, à exemplo do que acontece em Ribeirão Preto". Este ano, o evento teria ainda um tamanho reduzido, para ser ampliado em 2010. Ele lembrou que dia 7 de maio acontece na cidade uma rodada de negócios ancorada por empresas de porte como Embraer e Visteon, quando essa feira pode ser lançada. Quanto ao fato do nome pertencer a um empresário - no caso, Carlos Pinhatelli, presidente da Tejusa - Odair disse que o evento poderia ter outro nome.

Não era bem isso o que havia sido dito na já citada entrevista pós-vitória de Reinaldo. Parecia claro que a Festa do Peão daria lugar à Faici, ou Feira Agrícola, Industrial e Comercial de Indaiatuba, que aconteceu de 1989 a 2004. Ela foi criada pelo então prefeito Clain Ferrari para comemorar o aniversário de Indaiatuba, dia 9 de dezembro. Em 1992, ela foi mudada para setembro - ou antes das eleições municipais daquele ano - com a mesma justificativa usada hoje por Sérgio: o clima melhor. Como a Lei de Murphy é quase infalível, choveu cântaros naquele setembro.
Durante muito tempo, o nome Feira Agrícola, Industrial e Comercial fez sentido. Mesmo sendo já focada nos shows e rodeios à noite, ainda atraía um bom público durante o dia, que visitavam os estandes das empresas e as barracas das etnias, com suas comidas e danças típicas. Problemas de organização e a concorrência com as barracas de comida intinerantes trazidas pelas empresas especializadas em festas do gênero afastaram as entidades étnicas, esvaziando a Faici durante o dia. Com isso, as empresas também foram perdendo o interesse em montar seus estandes.
No segundo mandato de Reinaldo Nogueira, a Prefeitura, que praticamente ficava paralisada em função da festa, passou a administração da Faici para o Clube Azul. Este tinha entre seus sócios Carlos Pinhatelli, que foi Secretário de Esportes, Turismo e Lazer na Administração Flávio Tonin e que comandou a festa durante o quadriênio; o ex-prefeito e então vereador José Onério e o empresário do ramo da construção Sérgio Almeida. Pinhatelli, que era o responsável pela contratação dos shows, foi afastado após duas festas e acabou registrando o nome Faici em seu nome.
Logo após assumir a Prefeitura e ao tomar conhecimento que o Município não poderia mais usar a marca, José Onério convocou uma entrevista coletiva em que anunciou a criação da Festa do Peão de Indaiatuba, organizada pelo Clube do Rodeio, presidida por Sérgio Almeida. Também deixou claro que, enquanto fosse prefeito, não haveria Faici realizada por terceiros em Indaiatuba.
Durante a campanha eleitoral do ano passado e mesmo no intervalo entre a vitória e a posse de Reinaldo, Pinhatelli era tido como um dos favoritos a assumir a pasta do Esporte e consequentemente o comando da Faici, como nos velhos tempos. A afirmação de Reinaldo na referida entrevista de desejar a volta da Faici parecia descartar Sérgio, que é muito próximo de José Onério, e sua festa do calendário municipal deste ano. Mesmo sendo um empreendimento privado, é impossível fazer um evento desses sem o aval da Prefeitura. Melhor dizendo, se o prefeito não quiser, a festa não acontece.
Maurício Baroni é o secretário do Esporte - e quer focar sua pasta nisso, sem as antigas atribuições extras como eventos - e Sérgio Almeida já oficializou a edição da Festa do Peão deste ano. A Faici, pelo menos nos moldes do passado, parece enterrada. Pelo menos, até a próxima reviravolta.

Nenhum comentário: