quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Racha no PSDB

Manifesto Movimento Unidade, Democracia e Ética

A atitude golpista e antidemocrática da liderança do PSDB na Câmara dos Deputados levou à dissidência um grupo expressivo de deputados e à formação do Movimento Unidade, Democracia e Ética na bancada do partido. O ato, típico de regimes autoritários, foi materializado em reunião convocada para a noite anterior à eleição do líder, com o intuito nefasto de alterar as regras e permitir a reeleição consecutiva, o que era vedado explicitamente desde 2003. Além disso, a norma que interditava a reeleição havia sido ratificada pela bancada, por unanimidade, no dia 15 de outubro de 2008.

Além de ferir os princípios da boa convivência e da manutenção da palavra na política, a mudança na véspera das eleições é inaceitável para um tucano que tenha ética e respeito ao estatuto do partido. A história da criação do PSDB está profundamente marcada pela reação a práticas similares de formação de maiorias eventuais, ao atropelo das normas partidárias e dos direitos das minorias. Atitudes que, infelizmente, têm marcado a vida partidária brasileira.

No programa do PSDB está escrito: “Não haverá delegados permanentes – outra fonte de aliciamento e fisiologismo que desvirtua a democracia interna. A alternância dos dirigentes e o princípio da direção colegiada serão observados em todos os níveis”. Não há argumentos aceitáveis para excluir desse enunciado a eleição do líder do partido na Câmara dos Deputados.

O Movimento Unidade, Democracia e Ética congrega deputados que buscarão atuar de forma coordenada no trabalho parlamentar, pautando-se sempre pelos princípios programáticos do PSDB, e não seguirão a orientação do atual líder da bancada por considerar ilegítima a sua eleição.

Brasília, 4 de fevereiro de 2009

Dep. Antônio C. Pannunzio

Dep. Arnaldo Madeira

Dep. Carlos Alberto Leréia

Dep. Carlos Brandão

Dep. Emanuel Fernandes

Dep. Fernando Chucre

Dep. Gustavo Fruet

Dep. João Almeida

Dep. Julio Semeghini

Dep. Jutahy Magalhães

Dep. Leonardo Vilela

Dep. Luiz Paulo Vellozo Lucas

Dep. Mendes Thame

Dep. Nilson Pinto

Dep. Paulo Renato Souza

Dep. Ricardo Trípoli

Dep. Vanderlei Macris

Dep. Walter Feldman

Dep. Zenaldo Coutinho

Nenhum comentário: