quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cinema de arte em Campinas

O Cinesystem Cinemas do Galleria Shopping, em Campinas, inicia amanhã, sexta-feira, 13 de fevereiro, o projeto “Um Outro Olhar”, que pretende trazer para Campinas filmes contemporâneos inéditos na cidade e, ainda, colocar em exibição filmes cult e clássicos que há muito tempo não são exibidos nas telas. Em sua estréia, o projeto traz o sucesso Gomorra, do diretor italiano Matteo Garrone, ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2008, inédito na cidade.

O filme é baseado no romance homônimo do jornalista Roberto Saviano, que foi publicado na Itália há dois anos. Conta em detalhes o funcionamento de uma das mais violentas organizações criminosas do mundo, a Camorra napolitana – conhecida por assinar uma pessoa a cada três dias em média. Em contraponto ao clássico americano “O Poderoso Chefão”, que rendeu três filmes e a fama do diretor Francis Ford Coppola, Gomorra é uma vitória contra a glamourização do crime tão corriqueira principalmente no cinema americano. Gomorra estará em cartaz a partir desta sexta-feira, diariamente, às 16h50, 19h30 e 22h10.

Na sessão desta sexta-feira às 19h30, o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, estará no shopping para apresentar o projeto aos freqüentadores. “Minha idéia é apresentar nossa proposta e sentir o que o público de Campinas gostaria que exibíssemos, qual a programação desejada”, afirma. Ele conta que, futuramente, a idéia é que sejam realizados debates após as exibições, assim como acontece em Maringá, onde o projeto foi iniciado há oito anos.

Segundo Campagnolo, um dos objetivos principais do projeto “Um Outro Olhar” é a formação de público para obras importantes do cinema mundial, que discutam e promovam reflexões sobre temas que comumente são tratados superficialmente pelo cinema comercial. A premissa é privilegiar cinematografias consideradas periféricas dentro de uma expectativa de distribuição de títulos no Brasil em película. Por outro lado, promover a revalorização de filmes do passado, imprescindíveis para formação de uma consciência cinematográfica. A previsão é de que as estréias do projeto aconteçam sempre na segunda e última semana de cada mês.

***

É mais uma tentativa de fazer uma programação "de arte" num cinema de shopping. Outras tentativas aconteceram no Kinoplex do Shopping Dom Pedro, com programaçção de de Ademar de Oliveira, do Grupo Estação, e Leon Cakoff, fundador e organizador da Mostra Internacional de São Paulo. Não durou muito. Depois houve a iniciativa da Lui Cinematográfica no Jaraguá Brasl, mas desta vez o que acabou foi o próprio shopping. Agora, a família que também responde pelo Multiplex Topázio de Indaiatuba tenta emplacar titulos alternativos no Shopping Parque Prado, incluindo esta semana, "Gomorra".

Um comentário:

CineCPS disse...

Concordo que as iniciativas não duram muito, mas a idéia do filme+debate tende a atrair um público pequeno mas fiel. Espero que este vingue e outros venham. O chato é mais uma vez a dependência de cinemas de shopping para iniciativas do tipo...