sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Integral de Indaiatuba inicia projeto de Iniciação Musical

Em geral, a maioria das pessoas nascem com uma pré-disposição para a arte. Basta ser estimulado para que haja o aperfeiçoamento do dom.

Oficinas de teatro e aulas de música fazem parte das atividades extracurriculares do Colégio Integral de Indaiatuba, que preocupado com o desempenho de seus alunos, criou o projeto de iniciação musical, Canto Coral e Flauta doce.

As aulas tem início na próxima segunda-feira (09/02), para os segundos e terceiros anos e na sexta-feira (13/02), para os quartos e quintos anos, após o período de aula.

A professora de música do Colégio Integral de Indaiatuba, Luciana Agreste da Silva Makino comentou sobre a importância das aulas de música no aprendizado dos alunos, “canções, histórias, jogos e danças estabelecem a fundamentação para o amadurecimento social, emocional, físico e cognitivo da criança. Música é um meio de fazer com que elas participem de atividades em grupo, através do canto desenvolvem controle da voz e desenvolvem um repertório de canções”, afirma.

Luciana vai desenvolver uma metodologia específica para cada idade, com iniciação musical que vai desde o Canto Coral (cantar em diversas alturas de maneira afinada) e leitura musical/partitura (leitura de notas musicais). Na ministração da professora, a Flauta doce é o instrumento que os alunos irão aprender e farão apresentações mesclando o canto com o tanger. Para Luciana “a Flauta doce pode se tornar uma fonte de prazer e satisfação pela vida, mesmo sendo um instrumento pequeno e simples, podemos produzir sons realmente belos”, garante.

Os alunos terão contato com canções folclóricas, cantigas de roda e MPB. As aulas de música são gratuitas aos alunos e os interessados podem procurar a direção do Colégio para fazer a inscrição.

Como nem todos os alunos inscritos possuem conhecimento musical, a professora terá um tempo para o ensino da música, leitura de notas e afinação. Depois desse período, apresentações serão realizadas para demonstração do aprendizado dos alunos.

Iniciação musical nas escolas agora é lei

Em agosto do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, que torna obrigatório o ensino de música em escolas públicas e particulares, dentro da área de artes. A lei se aplica aos ensinos fundamental e médio.

A quantidade de anos que os alunos terão que assistir as aulas de música entre as suas disciplinas e a sua periodicidade será determinado localmente pelo estado/município. O prazo para que todas as escolas tenham na grade curricular as aulas de música é até o ano de 2010.

Há estudos que mostram que o ensino de música tem impacto no aprendizado de disciplinas como matemática.

Para o compositor Felipe Radicetti, "a música é estratégica para o desenvolvimento da sociabilidade e tem uma enorme força de transdisciplinaridade".

Professora Luciana e sua formação

Atualmente atua na ONG ‘Projeto Guri’ como instrutora de Canto Coral, já atuou em colégios da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, como professora de educação infantil.

Sua formação acadêmica é Pedagogia, Bacharel em Música Sacra, especialista em Pré-escola e em Flauta doce para crianças, pela Yamaha do Brasil.

Nenhum comentário: