terça-feira, 9 de setembro de 2008

Candidatos brasileiros ao Oscar

MinC divulga lista de candidatos a representar o Brasil no Oscar

Da Redação UOL

O Ministério da Cultura recebeu catorze inscrições de filmes de longa-metragem interessados em concorrer à seleção para a indicação brasileira ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 81ª edição do Oscar, prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O prazo para as inscrições foi encerrado nesta segunda-feira(8).

Uma comissão indicará o longa brasileiro que concorrerá à seleção internacional. Seis profissionais de mídia e da área audiovísual fazem parte dela: Antonio Alfredo Torres Bandeira, o jornalista Cléber Eduardo, Silvia Maria Sachs Rabello, a professora Maria Dora Genis Mourão, o montador Giba Assis Brasil e o diretor Paulo Sérgio Almeida. A presidência será assumida pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

O título escolhido será divulgado no dia 16 de setembro, no Rio de Janeiro, após reunião da Comissão. Confira a lista dos títulos inscritos, em ordem alfabética:

- "A Casa de Alice", de Chico Teixera
- "A Via Láctea", de Lina Chamie
- "Chega de Saudade", de Laís Bodanski
- "Era Uma Vez", de Breno Silveira
- "Estômago", de Marcos Jorge
- "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima
- "Mutum", de Sandra Kogut
- "Nossa vida não cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro
- "Olho de Boi", de Hermano Penna
- "Onde andará Dulce Veiga?", de Guilherme de Almeida Prado
- "O Passado", de Hector Babenco
- "Os Desafinados", de Walter Lima Júnior
- "O Signo da Cidade", de Carlos Alberto Riccelli
- "Última Parada 174", de Bruno Barreto

O ministério avisa ainda que cabe aos organizadores da premiação, nos Estados Unidos, selecionar os cinco filmes, dentre os títulos indicados por mais de 90 países, que concorrerão na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A cerimônia de entrega do Oscar 2009 está marcada para 23 de fevereiro.

***

Todo ano optam por viabilidade ao invés de qualidade, tentando adivinhar o gosto dos velhinhos da Academia de Hollywood. Com cara de Oscar só "Meu nome não é Johnny", mas os americanos já conhecem essa história de "Profissão de Risco". Mas, a princípio, acho que não vai ser este ano que o Brasil leva a estatueta.

Nenhum comentário: