quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mostra na Galeria Municipal

Sob coordenação e orientação da artista plástica Midori Wakano, as alunas da oficina de pintura em tela da Secretaria Municipal de Cultura produziram esta mostra denominada FORMAS E CORES. Em expo-sição na Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres, os trabalhos priorizam as cores e os mati-zes obtidos a partir das cores primárias (vermelho, amarelo e azul). A mostra fica aberta à visitação até o dia 20 de setembro, com entrada grátis.
Cores primárias
A cor primária é uma cor que não pode ser decomposta. São matrizes que se mesclam para produzir todas as demais cores do espectro. Tradicionalmente, as cores vermelho, azul e amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. “Foi a partir destas que o presente estudo foi desenvolvido, demons-trando o resultado das mesclas”, conta a professora Midori.
Segundo ela, para a pintura a óleo é importantíssimo conhecer as diversas possibilidades de nuances obti-das a partir das primárias, só assim o artista consegue realizar um trabalho único e perene.
Formas
“Propus às alunas que utilizassem somente figuras geométricas, sobrepondo-as de forma harmônica”, ressalta. Para dar maior dramaticidade às obras, foi sugerido ainda o uso do preto e do branco. Sombras e luzes são essenciais para reforçar ou amenizar estudos de formas e cores.
Qualquer estudo sobre formas não se completa sem a utilização de conceitos de Cubismo. Trata-se de um movimento artístico ocorrido entre 1907 e 1914. Pablo Picasso e George Braque são seus principais ex-poentes. O Cubismo retratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. “A representação do mundo passava a não ter nenhum compro-misso com a aparência real das coisas. O cubismo teve uma influência profunda na História da Arte, par-ticularmente sobre tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico e o minimalismo”, finaliza a artista-plástica.

Um comentário:

Anônimo disse...

os trabalhos da Midori são mts bons..
as alunas devem ter caprichado..