sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Em Cartaz


Além de "Linha de Passe", comentado no post anterior, chegam a Indaiatuba "Hellboy 2 - O Exército Dourado", "A Encarnação do Demônio", do Zé do Caixão (na foto, com Zé Celso Martinez); e "Pequenas Estórias", de Helvetio Ratton.
Hellboy (Ron Perlman) continua a trabalhar para a ultra-secreta Agência de Pesquisa e Defesa Paranormais. Ele prefere, no entanto, relaxar fumando charutos e bebendo cerveja ao lado de seus gatos e da namorada psicotécnica Liz Sherman (Selma Blair). Só que o destino tem planos maiores para ele. Depois que uma antiga trégua entre a humanidade e os filhos da Terra é rompida, o inferno ameaça tomar conta do mundo. O anárquico príncipe Nuada (Anna Walton) se cansou dos séculos de complacência à humanidade e trama despertar um exército de máquinas assassinas que tomará de volta o que pertence a seu povo. Agora, apenas Hellboy pode impedir o sombrio monarca e salvar o mundo da aniquilação. Segundo filme baseado nos quadrinhos de Mike Mignolla, traz o diretror Guilherme Del Toro amadurecido pelo belo "O Labirinto do Fauno" e, segundo a maioria das críticas, ele faz um trabalho ainda melhor que o primeiro.

Josefel Zanatas, o Zé do Caixão, viveu 10 anos em reclusão em um manicômio e 30 anos preso na ala de Saúde Mental da Penitenciária do Estado de São Paulo. Tornou-se uma lenda no cárcere por sua malévola personalidade.

De volta às ruas e acompanhado de seu fiel serviçal, o corcunda Bruno, Zé refugia-se em um esconderijo subterrâneo em uma grande favela paulistana e passa a viver com um secto de psicóticos doutrinados por Bruno.

Zé retoma seu ofício como agente funerário e é acusado de trazer má-sorte à vizinhança. Na favela confronta-se com um criminoso local, que tenta lhe extorquir. Usando de ironia e habilidade, Zé quase o mata, aumentando seu antagonismo frente à comunidade.

Zé do Caixão começa a ser atormentado pelos espectros de suas vítimas, mas continua cético e determinado, entendendo esses encontros com o sobrenatural como manifestações do seu subconsciente.

Bruno segue fiel na busca de novas mulheres para que seu mestre consiga um filho perfeito. O corcunda seqüestra a bio-engenheira Hilda Scherer que é submetida a uma prova sádica envolvendo drogas, mutilação e canibalismo.

Na favela, Zé se interessa pela jovem Elena, protegida por suas tias, as duas feiticeiras cegas Lucrécia e Cabíria. Para possuir a jovem, ele mata e crucifixa as feiticeiras. Entre o limite do real e da imaginação, Zé é envolto por uma chuva de sangue enquanto faz amor com Elena.

Em sua alucinação ele vai para o Purgatório e conhece o Mistificador, um anjo-demônio que lhe apresenta horrores surreais. Em seu retorno à realidade ele ordena o rapto de diversas jovens que são submetidas a terríveis provas para julgar quem será a mãe de seu filho perfeito. A onda de ataques deixa para trás um rastro de crimes que provocam sua perseguição pela polícia, que invade o esconderijo subterrâneo para matá-lo.

Zé consegue fugir para um parque de diversões e, em um confronto intenso, as forças sobrenaturais se avizinham. A morte paira no ar e a poesia macabra transfigura-se em visões proféticas de um porvir apocalíptico e misterioso. No elenco, grandes nomes do cinema e do teatro braisleiro, como José Celso Martinez, Luiz Mello, Jece Valadão, Helena Ignez, Rui Resende e Milhen Cortaz ("Carandirú", "Tropa de Elite").


Em "Pequenas Histórias", Marieta Severo tece bordados e retalhos numa grande varanda de uma casa de fazenda, enquanto se dirige diretamente à platéia para desfiar as quatro historietas.
Na primeira, um pescador vê sua sorte mudar ao se casar com a belíssima figura folclórica de Iara. Mas ele não sabe retribuir os favores desta verdadeira sereia. Na segunda, um garoto forçado a trabalhar como coroinha da igreja se apavora com as lendas (ou não?) da comunidade religiosa local. Na terceira, um ator decadente se vê obrigado a trabalhar como Papai Noel de loja para pagar o aluguel. Na última, um caipira extremamente ingênuo é presa fácil para os espertalhões da cidade. Com Paulo José, Gero Camilo, Patrícia Pillar.

Nenhum comentário: