sexta-feira, 28 de março de 2008

102 anos atrás...





Há mais de um século, Rodrigues Alves - provavelmente o maior presidente da República Velha - erradicou a febre amarela do Rio de Janeiro mediante uma radical reforma urbana - realizada pelo prefeito nomeado Pereira Passos - e pela vacinação obrigatória e caça aos mosquitos promovida pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Essas medidas foram muito impopulares na época e até hoje são contestadas pelos histpriadores - que acusam Alves e Passos de promoverem uma urbanização "de cima para baixo" que derrubou os cortiços e transferiu seus habitantes para os morros, originando, assim, as favelas. Mesmo as ações sanitárias de Oswaldo Cruz - que hoje sabemos serem cientificamente corretas - resultaram no que se chamou Revolta da Vacina. Mas eles acabaram com a febre amarela da Capital do Brasil, cuja beleza os estrangeiros apreciavam à bordo dos navios porque tinham medo de desembarcar por causa das endemias.

Um século se passou, a ciência viveu um avanço sem precedentes no período e o que acontece? Mortes por endemia transmitidas pelo mesmo mosquito da febre amarela. E o prefeito Cesar Maia culpa o clima pelo surto de dengue. Saudades de Pereira Passos e Rodrigues Alves.

Nas fotos, o Rio dos tempos da febre amarela e da era da dengue...

Nenhum comentário: