quinta-feira, 27 de março de 2008

Vá ao Ato, mas não me chame

O dia 27 de março foi escolhido pelos integrantes do REDEMOINHO como um marco para uma mobilização nacional, onde os grupos participantes do movimento, articulados em suas regiões, estarão propondo ações que defendam a cultura como direito inalienável do Homem e, portanto, dever do Estado para com seus cidadãos.

Reafirmando a necessidade de uma política pública e de continuidade, que efetivamente garanta a circulação, a manutenção, a pesquisa e a criação teatral no Brasil e reafirmando a arte como campo de pensamento e de atuação pública, fundamental para o exercício da cidadania, o REDEMOINHO propõe a criação da LEI FEDERAL: PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO BRASILEIRO, como exemplo para a criação de uma nova política de Estado, e não de governo.

Artistas de diversas cidades estão preparando uma intensa programação para o dia 27 de março. Abaixo os contatos dos responsáveis pela mobilização em cada uma dessas cidades:

Belo Horizonte - MG: Marcelo Bones . Grupo Teatro Andante . celobones@gmail.com

Campinas - SP:
Tiche Vianna . Barracão Teatro . tiche@barracaoteatro.com.br

Curitiba - PR:
Sueli Araújo . Cia Senhas . ciasenhasdeteatro@terra.com.br

Franca - SP:
Ana Cláudia Segadas . Grupo ATO . anaclaudia@teatral.zzn.com

Ipatinga - MG:
Luzia di Resende . Grupo Perna de Palco . luziadiresende@bol.com.br

Natal - RN
: Fernando Yamamoto . Clowns de Shakespeare . fernando@clowns.com.br

Porto Alegre - RS
: Tânia Farias . Tribo de Atuadores Oi Nois Aqui Traveiz . oinois@terra.com.br

Rio de Janeiro - RJ
: Licko Turle . Tá na Rua . lickoturle@tanarua.com.br

Salvador - BA
: Gordo Neto . Teatro Vila Velha . gordoneto@gmail.com

São Paulo - SP
: Mariana Senne . Cia São Jorge de Variedades . marianasenne@uol.com.br

Uberlândia - MG: Kátia Bizinotto . Grupontapé . katiabizinotto@grupontape.com.br

informações: rede@redemoinho.org

MANIFESTO REDEMOINHO

Acreditamos que Cultura é uma construção coletiva, que se projetando na história almeja entender a Arte, e em particular o Teatro, como um bem simbólico localizado no tempo e no espaço. Entendemos as nossas criações como um pensamento em construção que objetiva a constituição de uma sociedade humanista.

A Cultura esvaziada de pensamento, estruturada pela visão política que tem no marketing o seu fundamento, é o que alimenta na sociedade a competição, a concentração de renda, o preconceito, a privação dos direitos elementares do cidadão e a manutenção do status quo.

Não compete à Arte dar o pão, nem forjar pseudo-inclusões sociais através de políticas públicas que acreditam propiciar a inclusão e a contenção da insatisfação social. À Arte compete apontar para além dos limites impostos pela dura realidade, na tentativa de buscar novos caminhos para a política e para o homem.

Sob esse olhar, a Cultura é uma questão prioritária do Estado por fundamentar o exercício crítico da cidadania na construção de uma sociedade democrática. Há anos, diversos grupos e companhias de teatro vêm desenvolvendo trabalhos que visam tecer novas relações sociais e humanas entre a Arte e a sociedade.

Ao dotarmos a nossa prática artística de uma função social, não reivindicamos privilégios ou benesses. Reafirmamos a necessidade da criação de condições sociais, políticas e econômicas para a construção de um país que alimente a utopia de uma sociedade na qual a Arte e a Cultura sejam compreendidas como reafirmação da vida.

Integrantes do REDEMOINHO
Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral.

Nenhum comentário: