domingo, 25 de maio de 2008

Atriz de Linha de Passe é a melhor em Cannes


Sobre Sandra Corveloni

Daniela Thomas e Walter Salles subiram constrangidos, nas fotos, para receber o prêmio de melhor intérprete em nome de Sandra Corveloni, há poucas horas no festival de Cannes. A atriz nem foi à França, estava grávida e perdeu o filho há pouco.

Era "estreante no cinema", contou Salles, segundo as agências. Sua personagem era uma empregada doméstica, mãe dos quatro jovens de periferia paulistana em "Linha de Passe".

Estreante na tela grande, pode ser, mas não no palco paulistano. Quando eu deixava a crítica, quase dez anos atrás, Sandra Corveloni estava estreando como encenadora e já era atriz de qualidade, na montagem que o grupo Tapa chamou de "As Viúvas".

Conseguiu então tirar o melhor de Arthur Azevedo, em três quadros de "farsa, entremez, entreato ou que melhor nome tenha em juízo", segundo o próprio autor.

Ela mesma, Sandra, dividiu o palco com Brian Penido em "Amor por Anexins", célebre primeiro texto de Azevedo, escrito ainda no Maranhão, aos 15 anos. A peça ou "entremez" é dada como a mais encenada na história do teatro brasileiro _e não é nada fácil de pôr em cena, com qualidade profissional, sendo tão juvenil em sua comédia.

Para quem começava, nada mal para a atriz e encenadora. E melhor ainda na direção de atores de "O Oráculo" e "Uma Consulta", as outras duas cenas no Aliança Francesa, onde estreou tanto tempo atrás.

Na interpretação, era o início de quem estabeleceria, ao longo da última década, a segunda geração do Tapa. Na direção ou co-direção, muitas vezes esquecida nos créditos de imprensa, ela segue em cartaz, agora mesmo, com Luigi Pirandello.

Foi Eduardo Tolentino de Araújo quem primeiro vislumbrou a grande artista. Agora, Daniela Thomas e Salles. E finalmente o colega ator Sean Penn, na direção de Cannes. Ouvida minutos atrás pela televisão, sobre o que o prêmio poderá mudar na sua carreira, ela saiu dizendo, antes de mais nada, "não quero deixar o que faço no teatro".

Escrito por Nelson de Sá às 16h58

Nenhum comentário: