quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vote no Conselho Municipal de Saúde

Todo e qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode escolher seus representantes na eleição do Conselho Municipal de Saúde, que acontece sábado (31), das 8h às 12h, na Câmara Municipal, durante assembléia. São nove candidatos indicados para representar o segmento dos usuários dos serviços ofere-cidos pelo SUS no Município. Destes, a população escolhe quatro para votar. Os oito mais votados esta-rão eleitos por voto direto, com mandato válido por dois anos.
Para votar é preciso levar documento de identidade (RG), título de eleitor ou cartão SUS. Além dos can-didatos eleitos pelo voto direto da população, outras pessoas também farão parte do Conselho porém estes são indicados pela Secretaria de Saúde, Prefeitura, prestadores de serviços (APM e APCD) e trabalhado-res da Saúde; cada um indicando dois membros. No total, o Conselho municipal de Saúde é composto por 16 membros. “Na assembléia de sábado, todos podem e devem votar”, convida o atual presidente do Con-selho, Wainer Quitzau, lembrando que a função não é remunerada.
Os nove candidatos que podem ser votados e que representam os usuários do SUS são: Guilherme Guedes Galvão, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Indaiatuba (AEAI); Hugo Nelson Coggiola, da Associação Jardim Carlos Aldrovandi; José Maria Cruz Lima, da Sociedade Amigos de Bairro Vila Bri-gadeiro Faria Lima (Sanfli); Mário Rodrigues Ramos, da Sociedade Amigos de Bairro XII de Junho, do Jardim Morada do Sol; Nádia Cristina Cobiachi, da Paróquia Santa Rita de Cássia, do bairro Cidade No-va; Oswaldo Bartholomeu, da Sociedade Amigos de Bairro Jardim Brasil; Renato Trigo Marins, da Asso-ciação dos Paciente Crônicos Renais; Sebastião Máximo da Silva, da Associação Amigos de Bairro Jar-dim Oliveira Camargo, e Wainer Quitzau, da Associação das Empresas de Serviços e Profissionais Con-tábeis de Indaiatuba.
Todos os candidatos têm também seus respectivos suplementes. A partir da eleição de sábado, os mem-bros escolhem quem será o presidente do Conselho. A posse do CMS deve acontecer no início da próxi-ma semana, no gabinete do prefeito José Onério.
São atribuições do Conselho, ações como formular a Política Municipal de Saúde do Município, atuali-zando-a anualmente, em termos de prioridade e em consonância com o Plano Federal e Estadual de Saú-de; planejar e fiscalizar a distribuição dos recursos destinados à área; aprovar a instalação e o funciona-mento de novos serviços públicos de saúde, atendidas as diretrizes do plano municipal de saúde;entre ou-tras.
O Conselho de Saúde é composto de forma paritária, garantindo a participação dos usuários, representan-tes dos trabalhadores de saúde e representantes do poder executivo. O evento de sábado tem início às 8h, com recepção dos convidados, formação da Mesa de Abertura, leitura e aprovação do Regimento propos-to pelo CMS. Às 10h, tem início a votação, que termina às 11h, com a proclamação dos eleitos e encer-ramento das atividades marcada para ocorrer às 12h30.
“A última reunião do Conselho desta gestão, acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 8h30, no anfite-atro da Prefeitura”, avisa Wainer. Na pauta da reunião ordinária estão, além da própria eleição, assuntos como a prestação de contas de abril, a habilitação de prestação de serviços de exames de alta complexida-de e o Plano de Cargos e Salários da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira o cronograma da reunião de sábado
8h – Recepção aos convidados e participantes da Assembléia.
8h30 – Formação da Mesa de Abertura com a presença das seguintes Autoridades: Presi-dente do CMS Indaiatuba, representante do Poder Executivo, representante do Poder Judiciário, repre-sentante do Poder Legislativo; secretário Municipal de Saúde Roney Barbosa Pagotto; representante dos Trabalhadores de Saúde, representante dos Prestadores de Serviço e representante dos Usuários.
9h – Leitura e aprovação do Regimento proposto pelo Conselho Municipal de Saúde.
10h – Início da votação.
11h – Fim da votação e início da apuração dos votos.
2h30 – Proclamação dos eleitos e encerramento das atividades

Nenhum comentário: