segunda-feira, 12 de maio de 2008

Operação Romã

A primeira ação da “Operação Romã” realizada sexta-feira (09) foi bastante positiva de acordo com a avaliação do prefeito de Indaiatuba e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, José Onério. Durante todo o dia foram realizadas ações envolvendo as polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e órgãos de fiscalização, incluindo vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e até o Conselho Tutelar. A mega operação foi colocada em prática simultaneamente nos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), com o objetivo de buscar a segurança e a integridade da população.

Conforme o balanço divulgado pela Polícia Civil, em toda região foram apreendidos 32 veículos objeto de investigação; cinco armas de fogo; 42 quilos de entorpecentes; 6.500 produtos “piratas”; e lavrados 31 autos de infração. Com os registros das ocorrências também foram detidas 43 pessoas, 58 capturas de mandado de prisão e 18 menores apreendidos.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Comando de Policiamento do Interior Dois, realizou a “Operação Romã” em todos os 38 municípios subordinados ao Comando, com o apoio do Comando de Policiamento do Interior Nove – região de Piracicaba, totalizando 90 cidades contempladas pela operação, incluindo os 19 municípios da RMC. Foram empregados nesta operação 167 viaturas policiais, 564 policiais militares que realizaram bloqueios, abordagens, buscas pessoais e fiscalizações em automóveis, bares, desmanches, entre outros, visando identificar possíveis irregularidades para a manutenção da ordem e da segurança pública. Pelo balanço da PM, foram abordadas 3.683 pessoas; oito pessoas presas em flagrante delito; dois menores apreendidos pelo cometimento de crimes; três foragidos recapturados e 255 estabelecimentos vistoriados.

Indaiatuba

Em Indaiatuba, o Departamento de Fiscalização, ligado ao Gabinete do Prefeito, visitou 90 comércios, nos quais foram emitidas 20 notificações para os proprietários comparecem à Prefeitura e regularizarem as documentações, e foram feitas cinco interdições de estabelecimentos. De acordo com a chefe do Gabinete Institucional da Prefeitura, Bernadete Batista, as interdições foram resultado de uma ação conjunta dos Departamentos de Vigilância Sanitária (Devisa) e Fiscalização.

Ainda durante a “Operação Romã”, a equipe do Devisa visitou outros 23 estabelecimentos comerciais, fez 11 notificações e fechou uma lanchonete. “Acompanhei as ações e os locais interditados realmente não tinham condições de higiene para continuar funcionando”, explica a chefe do Gabinete Institucional.

As ações também se estenderam à equipe de Combate à Dengue, da Secretaria da Saúde. Na sexta-feira, a equipe visitou 1.064 residências no Jardim Tancredo Neves, tendo trabalhado em 720 delas, pois 326 estavam fechadas e 18 moradores impediram a entrada dos funcionários. No total, foram recolhidas três amostras para exames. A mesma equipe ainda recolheu 29 pneus nas proximidades do Jardim Paulista, que estavam servindo de criadouros para o mosquito transmissor da dengue.

Nenhum comentário: