segunda-feira, 12 de maio de 2008

Empresa de papel e celulose vem para Indaiatuba e lança projeto de sustentabilidade

Uma das maiores empresas do setor de Papel & Celulose em kraft, a Celulose Irani (Bovespa RANI3 e RANI) inicia seu terceiro ano de apoio ao Programa Junior Achievement, estendendo a parceria ao Estado de São Paulo. O novo apoio coincide com o início da operação da IRANI em Indaiatuba (SP), prevista para 02 de junho. “Levaremos o projeto a Indaiatuba já no início da operação, para que a cidade verde brasileira possa contribuir com o Projeto Sustentabilidade recentemente apresentado pela JA”, afirma Odivan Carlos Cargnin Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da IRANI.

Para Jacir França, colaborador da IRANI e voluntário no Junior Achievement, o Programa permite compartilhar conhecimentos, auxiliando na formação das pessoas. “A participação da empresa neste tipo de ação é muito importante, porque está contribuindo para a sustentabilidade financeira e humana, além do crescimento da comunidade onde atua. Para mim, ser voluntário significa aprender mais como empreendedor social, criando uma relação social mais rica e solidária”, avalia.

Em 2008, o programa Junior Achievement está com a grade curricular reformulada e atualizada. Além do módulo Sustentabilidade, foi incluído o tema Ética. “Estamos mais preparados e fizemos algumas mudanças. Além do Projeto Sustentabilidade, que mobilizou jovens de todo o país, incluímos Ética por estar na pauta nacional do dia”, explica Laísa Quadros, coordenadora da Junior em SC.

A IRANI apóia a iniciativa financeiramente e atua com base em sua Política de Voluntariado Empresarial, estimulando seus funcionários a participarem do Projeto. Em 2007, a Empresa contou com a participação voluntária de 22 colaboradores envolvidos com a JA. Foram 267 horas destinadas a trabalhos voluntários, que atenderam 568 crianças e adolescentes. As escolas participantes estavam localizadas nos municípios de Joaçaba (SC), Herval d’Oeste (SC), Vargem Bonita (SC) e Balneário Pinhal (RS). Ao final do ano passado, a organização formou 568 alunos de sete escolas envolvidas pela iniciativa. Cada um dos formandos recebeu um certificado de aceitação internacional, atestando a participação no Programa.

Junior Achievement e IRANI

A Junior Achievement é uma organização internacional que oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial. Esses dedicam parte do seu tempo a ensinar e compartilhar experiências com os alunos. Em 2007, a entidade beneficiou mais de 22.000 jovens catarinenses. Entre os 600 voluntários atuantes no ano estão colaboradores da IRANI, que em 2007 somaram 267 horas de voluntariado no Programa.

São atendidos pela iniciativa os colégios Marista Frei Rogério, Santíssima Trindade, SuperAtivo e CERT (Centro de Educação Roberto Trompowski) de Joaçaba – SC, colégio São José de Herval d’Oeste – SC, Escola de Educação Básica Galleazzo Paganelli, de Vila Campina da Alegria – SC e a escola Barão de Santo Ângelo em Balneário Pinhal – RS. Foram desenvolvidos os programas Economia Pessoal, Nosso Mundo, Miniempresa, Introdução ao Mundo dos Negócios, Liderança Comunitária, As Vantagem de Permanecer na Escola e Empresário-Sombra Por Um Dia (em que alunos acompanham o dia-a-dia dos voluntários dentro de seu local de trabalho).

A parceria da Empresa já foi reconhecida em nível nacional. Em julho de 2007, a miniempresa estudantil “Oi me compra” desenvolvida em parceria pela Junior Achievement e IRANI conquistou o 2º lugar na Olimpíada Nacional do Sage pela Sustentabilidade, em Brasília. O evento teve a participação de alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Frei Rogério, de Joaçaba – SC.

Nenhum comentário: