sexta-feira, 2 de maio de 2008

I am the Iron Man


Ao final da última sessão legendada de "Homem de Ferro" desta quinta-feira - após a coda depois dos créditos principais no final - um bando de nerds vibrou a ponto de ensaiar uma salva de palmas aos gritos de "Uhu! Nick Fury! Vingadores!"

Sim, meus caros, o primeiro filme produzido diretamente pela Marvel é um sucesso indiscutível. Vai dar uma excelente bilheteria, agradou a crítica cinematográfica, os nerds viciados em quadrinhos e os que simplesmente gostam de um bom filme de ação.

Os elogios recebidos por Robert Downey Jr. são totalmente merecidos. O cara "veste" Tony Stark com uma perfeição só comparável ao Wolverine de Hugh Jackman ou o Peter Parker de Tobey Maguire, só que com mais estilo. Dentre os demais personagens, Gwyneth Paltrow está supreendentemente bem como Pepper Pots, papel em princípio pequeno para uma estrela oscarizada, mas a loira parece não se importar e entra no clima de diversão do filme. Terence Howard me parece meio deslocado como o coronel Jim Rhodes e Jeff Bridges faz um vilão convincente - numa composição que, pelo contraste, é um verdadeiro anti-Tucker, o empresário visionário que ele encarnou para Francis Ford Copola nos anos 80.

O desenvolvimento da armadura também é bastante convincente e preenche muito bem a expectativa antes das cenas de ação propriamente ditas. A idéia dos famosos raios repulsores das palmas das mãos serem originalmente meros estabilizadores de vôo é muito boa e bem construída. Sem falar na batalha com os aviões, que é melhor do que a luta contra o Monge de Ferro.

Sintomaticamente, a maior parte das pessoas continuou nos seus lugares durante os créditos finais, o que significa que a maioria já se informara na Internet sobre o brinde no final.

Nenhum comentário: