sexta-feira, 30 de maio de 2008

Conselho Ant-Drogas realiza eleição

Amanhã, a partir das 10h, na Casa dos Conselhos, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) realiza a eleição das instituições que representarão a classe no órgão. De acordo com a presidente do Comad, Neiva Aparecida Lopes Bellon, o pleito será somente entre entidades religiosas e Sociedade amigos de bairro de Indaiatubae se faz necessária devido ao número considerável de entidades. “O Conselho é paritário, oito membros indicados pelo governo municipal e oito não governamentais, mas como o número dessas entidades é grande, está previsto no regimento interno do conselho a eleição para eleger somente um representante”, esclarece. O evento antecede a eleição geral do Comad, que acontece quarta-feira, dia 4, também na Casa dos Conselhos.

A atual presidente do Comad, Neiva, deve ser reeleita ao cargo para mais dois anos de mandato. Sua permanência permitirá a continuidade do trabalho realizado pelo Conselho nesses últimos dois anos. “A essência do nosso trabalho no Comad será a mesma, a de realizar ações de prevenção, porém o novo mandato coincidirá com a implantação de uma segunda etapa das nossas ações, já que estamos confiantes na aprovação do projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de políticas públicas sobre drogas”, adianta Neiva, referindo-se ao projeto de lei 117/08 do Executivo Municipal que “Estabelece políticas públicas sobre drogas e cria o Fundo Remad (Recursos Municipais Antidrogas) e dá outras providências”, que poderá ser votado na sessão ordinária da Câmara do dia 2 de junho.

Entre outros itens que fortalecem o trabalho de prevenção já realizado pelo Comad, a propositura que a ser votada pelos vereadores obrigará o efetivo trabalho de fiscalização em festas e eventos abertos ao público, onde são comercializadas bebidas alcoólicas. Os organizadores deverão afixar cartazes e outras ações de prevenção ao uso abusivo de bebida alcoólica, determinados pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e, o não cumprimento, implicará em multa ao estabelecimento ou organização. “Teremos a fiscalização oficial e a fiscalização popular cobrando a aplicação da lei. Com as ações de políticas publicas caminhando, iniciaremos um trabalho mais individualizado, atingindo escolas e organizações, trabalhando efetivamente a prevenção”, explica.

Entre as realizações do Comad nos últimos dois anos, estão a regulamentação do Conselho, a criação do Regimento Interno e o trabalho de articulação de políticas públicas de prevenção ao uso abusivo de álcool, incluindo reuniões com organizadores de festas abertas ao público e a execução de campanhas oferecidas pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). O Comad se reúne toda primeira quarta-feira de cada mês, a partir deste mês na Casa dos Conselhos. Até então, o Comad que conta com o total apoio da Associação Paulista de Medicina (APM) Indaiatuba, realizava suas reuniões na Casa do Médico.


Serviço:
Eleição para escolha de representante de entidade religiosa e Sociedade Amigos de bairros no Comad
Dia 31 de maio, às 10h, na Casa dos Conselhos (Rua das Primaveras, 10 Jd Pompéia
Eleição geral do Comad

Nenhum comentário: