quinta-feira, 29 de maio de 2008

E o candidato é...


O deputado federal Reinaldo Nogueira (PDT) convocou ontem uma entrevista coletiva para hoje à tarde, deixando toda a imprensa na expectativa do anúncio de sua candidatura a prefeito. No entanto, mais uma vez a notícia foi protelada. "Até o dia 15 faremos um anúncio", disse.

O que Reinaldo fez foi fazer um pequeno balanço de sua atuação parlamentar, centrada principalmente nos recurso que ele conseguiu liberar para a cidade. O detalhamento dessas emendas você poderá ler nos jornais deste final de semana, mas vamos tentar entender o porque de mais uma "enrolação" sobre o que todos querem saber: quem será o candidato a prefeito.

Trata-se mais de uma questão de acertos entre deputado e prefeito do que uma avaliação de quem tem mais chances de ganhar. A rigor, não há adversário. Ou alguém acha que o Zé Aristéia, do PT constitui ameaça séria? Ou o vereador Evandro Magnusson Filho, caso o PSDB insista em ter um candidato próprio a prefeito? Com Reinaldo, a eleição está ganha, mas o prefeito também deve se eleger com facilidade. A administração foi boa e não há adversários com força suficiente para ameaçar a vitória, mesmo na hipótese de um "racha" sério no Grupo.

Reinaldo, no entanto, não dá ponto sem nó, e essa coletiva teve um objetivo. Qual seria, só dá pra adivinhar. Ele fez algumas críticas sutis e outras nem tanto - especialmente ao Caminho da Luz - à administração de José Onério. E quando perguntei sobre sua experiência na Câmara dos Deputados, ele respondeu que para ter influência em Brasília, só com pelo menos três mandatos. Isso significa que ele não tem paciência para esperar tanto tempo para ser alguém na política nacional? Caso o presidente estadual do PDT, Paulinho "da Força" Pereira, seja obrigado a renunciar por conta do escândalo do BNDES, Reinaldo garante que ele é postulante ao cargo e que pode exercê-lo mesmo como prefeito. Mas ser alcaide de uma cidade do porte de Indaiatuba - em que pese seu crescimento nos últimos anos - não tem o mesmo peso para o cargo que sendo deputado federal.

Ou ele está tentando minar a determinação do atual titular do Poder Executivo do Município em se candidatar ou está se posicionanado melhor para uma negociação de cargos. Essa demora não faz sentido, mesmo porque, um integrante do círculo central Grupo já me garantiu que a decisão está tomada e que os principais cargos já foram distribuídos.

Nenhum comentário: