segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cineclube dia 7!


O Cineclube Indaiatuba volta no próximo dia 7, no Multiplex Topázio, com "Um Beijo Roubado", também conhecido como "My Blueberry Nights", do celebrado diretor chinês Wong Kar Wai. O filme abriu o Festival de Cannes de 2007 e traz no elenco a cantora Norah Jones, Jude Law ("O Amor não tira Férias"), David Strahairn ("Boa Noite e Boa Sorte"), Rachel Weisz ("A Múmia", "O Jardineiro Fiel") e Natalie Portman ("Closer", "Star Wars").

É o primeiro filme internacional de Kar Wai, o chinês da moda. Seus filmes anteriores - "Amor à Flor da Pele", "2046" - tornaram-se cult entre as platéias antenadas e houve uma enorme expectativa em torno deste projeto, especialmente pelas notícias que cercaram as filmagens. A própria Norah Jones contou que um dia recebeu um telefonema desse cineasta asiático de que tinha ouvido falar vagamente e achou que ele queria uma música para seu novo projeto. Para surpresa, ele a queria apenas como atriz, sem incluir sequer uma canção sua na trilha. Ela assistiu "Amor á Flor da Pele" em DVD e topou o desafio. Quando estreou em Cannes no ano passado teve uma recepção fria, mas as avaliações melhoraram com o passar do tempo e hoje é considerado mais um belo trabalho do diretor sobre o amor, seu tema preferido.

Jude Law é Jeremy, o dono de uma lanchonete que também atende o balcão. Ele identifica seus clientes pelos pratos que pedem. Um dia, uma de suas clientes, Elizabeth (Norah Jones), chega sem seu namorado, de quem acaba de levar um fora. Numa noite de confissões e bebedeira, Elizabeth acaba desmaiando bêbada no balcão e Jeremy lhe rouba um beijo.
A moça parte por uma peregrinação pelo interior dos EUA para expiar a dor da perda, vagando de emprego noturno a outro para preencher sua insônia, encontrando persoangens bizarros e escrevendo cartas sem remetente para Jeremy.

Sobre o título, Kar Wai explica que devaria ser "My Strawberry (morango) Nights", mas aí perguntou a Norah qual era a torta que ela mais detestava e ela respondeu: "mirtilo" (blueberry). Aí ele mudou o título e a fez comer quilos do quitute. Uma maldade que parece ter tido um bom efeito cênico, já que a cantora acabou sendo elogiada em sua estréia como atriz.

É o primeiro trabalho deste importante cineasta a ser exibido em Indaiatuba, e o Cineclube Indaiatuba - no caso este que escreve e Antônio da Cunha Penna - se orgulham de possibilitar isso. Como sempre, a sessão será às 19h30, seguida de debate com o público.

Nenhum comentário: