quinta-feira, 10 de julho de 2008

Passo de Arte

Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro são

atrações de sexta-feira no Passo de Arte

A 16ª edição do Passo de Arte traz nesta sexta-feira, dia 11, a apresentação do Grand Pas de Deux de Don Quixote, interpretada pela primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline, e o bailarino solista, também do Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes.

Antes da apresentação do Grand Pas de Deux, sobem ao palco as Variações que competem na 1ª fase Juvenil Personal e, após a apresentação do grupo convidado, terá início a mostra competitiva Premier de Solo Livre e Conjuntos de Repertório.

Na noite de sábado será a vez da bailarina Cecília Kersche subir ao palco e interpretar no solo A Morte do Cisne, de Folkine, no domingo Indaiatuba recebe os dois principais bailarinos de São Paulo, Beth Risoleu e Gustavo Lopes, que apresentam o Pas de Deux Vôo Branco, em um trabalho criado por Anselmo Zolla, baseado na obra O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. O encerramento acontece na segunda-feira, dia 14, com o Grand Defilé, que reunirá os bailarinos vencedores da mostra.

Considerada uma das maiores competições de dança, a 16ª edição do Passo de Arte, que acontece de 5 a 14 de julho, no Ciaei, deve receber cerca de 150 grupos e mais de 3 mil bailarinos de 18 Estados brasileiros. Nos 10 dias de espetáculo, além da mostra competitiva, o evento sediará workshops com profissionais renomados e contará com estandes de artigos de dança, além da praça de alimentação. Mais informações entre em contato pelo (19) 3825-2056 ou acesse o site www.passodearte.com.br. Os ingressos para as apresentações estão à venda na bilheteria do Ciaei, das 14h às 21h.

CURRÍCULO Márcia Jaqueline é formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO). Começou seus estudos de ballet aos nove anos na EEDMO com as professoras Regina Bertelli e Amélia Moreira. Ganhou vários prêmios em concursos e festivais de balé.

Em 1997, ainda com 14 anos, começou a estagiar no balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo contratada para o corpo de baile em 1999, lá teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Gustavo Molajolli, Jean-Yves Lourmeau, Nanon Thibon, Boris Storojkov, Slawa Muchamedov, Elisabeth Platel, Márcia Haydée, Richard Cragun, Olga Evreinoff, Valdimir Vassiliev, Nathalia Makarova, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, entre outros.

Em 15 de maio de 2007, aos 24 anos, foi nomeada primeira-bailarina do TMRJ, juntando-se a um grupo seleto que conta com nomes como Ana Botafogo, Áurea Hammerli, Cecília Kerche, Nora Esteves, Francisco Timbó, Paulo Rodrigues, Vitor Luiz e Cláudia Mota.

Cícero Gomes contabiliza prêmios como bailarino com formação clássica e contemporânea. Faz parte da Cia Jovem El Passo de Dança, e sempre é convidado a participar do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para dançar famosos balés de repertório.

Nenhum comentário: