quarta-feira, 23 de julho de 2008

Deu na Folha Online

Chinês processa Spielberg por considerar "Kung Fu Panda" insultante

O artista chinês Zhao Bandi, 42, entrou com um processo contra a DreamWorks, a produtora do cineasta norte-americano Steven Spielberg, por considerar o filme "Kung Fu Panda" um insulto contra o panda, símbolo da China. Zhao Bandi é conhecido por incluir imagens de pandas em sua obra e de desenhos de moda inspirados neste animal, e se define como um "defensor do panda". "Levei a denúncia ao tribunal na quarta-feira", disse hoje (18) Zhao, ofendido pelo fato de Hollywood ter "roubado" o símbolo nacional e as artes marciais chinesas.
O artista chinês disse que decidiu entrar com o processo porque o panda protagonista, Po, "tem os olhos verdes" e também "é filho de um pato", o que considera uma "distorção moral". "Kung Fu Panda" é uma comédia de animação ambientada na China que narra a história de Po, que deixa de trabalhar como garçom no restaurante de seu pai, o pato, e se transforma em um herói das artes marciais cujo destino é cumprir uma antiga profecia e salvar seu condado de uma catástrofe. Zhao exigiu que a produtora de Spielberg peça desculpas publicamente por meio da imprensa chinesa.
Outro motivo para apresentar a denúncia é que o panda Po aprende o kung fu, arte marcial tradicional da China, como um "urso americano". A denúncia foi feita ao tribunal popular do distrito de Chaoyang, em Pequim, contra a DreamWorks e a distribuidora do filme no país, a Paramount Pictures China. Zhao afirma que não espera ser compensado com a queixa, mas que a DreamWorks se encarregue dos custos judiciais.

***

Será que o cidadão não tem mais o que fazer não?

Nenhum comentário: