segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um Olhar sobre Indaiatuba 2

“Nossa cidade nasceu em torno de uma capelinha, onde hoje fica a igreja matriz Nossa Senhora da Candelária. Lentamente foi crescendo, meio de um lado só, até encontrar uma clareira em meio aos campos de Indaiás, uma espécie de rapadão onde as crianças brincavam.” (fragmento do texto de Antonio da Cunha Penna, para o livro Um Olhar Sobre Indaiatuba 1).

“Sou indaiatubana de coração. Isto porque vim de Ourinhos, SP, no ano de 1958, para residir na fa-zenda Pimenta, servindo o dono da fazenda, Dr. Santoro Mironi.” (fragmento do texto de Diva Mas-sue Tashiro para o mesmo livro).

“Meu nome é Érica Umbelino da Silva, tenho 14 anos, nasci no dia 11 de setembro de 1991, na cida-de de Belo Jardim, no Estado de Pernambuco. Moro em Indaiatuba há 8 anos e sou muito feliz.” (ou-tro fragmento do livro)

Indaiatuba é uma cidade que desperta o interesse de diversos tipos de pessoas. Desde as nascidas aqui até os que chegaram à cidade a trabalho ou por lazer. Como demonstra estes trechos de textos do li-vro “Um Olhar Sobre Indaiatuba 1”. São relatos simples, cotidianos, despretensiosos, de gente inte-ressada em dizer algo sobre a cidade que nasceu ou que escolheu para morar. O projeto do próximo livro, “Um Olhar Sobre Indaiatuba 2” é a oportunidade para quem chegou agora e quer fazer parte desta história também. Todos os 83 textos do primeiro volume foram escritos pelos protagonistas de um enredo que todos nós estamos a escrever, no dia-a-dia. Folhear o livro é perceber como a História é feita a partir dos pequenos atos, das mais singelas atividades como varrer o chão ou lavar a roupa, ou das conversas no portão, e das reuniões de família.

Embora tenha sido lançado há somente dois anos, “Um Olhar Sobre Indaiatuba 1” remete o leitor a tempos idos, onde a vida transcorre com o sabor dos bolos de fubá recém saídos do forno e dos pas-seios preguiçosos pelas ruas tranqüilas da Vila Furlan, ou do bairro Pau Preto, ou ainda dos bairros mais recentes, como a Morada do Sol ou do Jardim Aldrovandi. Ou, mais contemporâneo, com a velocidade da industrialização de uma Indaiatuba que cresce veloz e busca firmar-se no cenário na-cional de desenvolvimento.

O novo livro quer manter o tom da prosa/verso neste contexto. Com novos e interessados autores que lancem olhares diferenciados e acrescentem suas formas e impressões ao projeto.

“(..) se tivesse que traduzir Indaiatuba numa única palavra, diria amor. E esse amor é tão grande que não penso nunca em abandoná-lo, (..). Indaiatuba já está enraizada dentro do meu coração e lá não há espaço para outra cidade. Aqui é para sempre.” (fragmento do texto de Eliana Mattos, ibidem)

Serviço:

Projeto UM OLHAR SOBRE INDAIATUBA 2

Para participar:

- preencher a ficha de inscrição (disponível no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br)

- texto inédito impresso e gravado em cd ou disquete

- encaminhar ao Casarão Cultural Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 – bairro Pau Preto – CEP 13330-210 – Indaiatuba – SP)

Nenhum comentário: