segunda-feira, 28 de julho de 2008

Direito de imagem

Sábado fui ver a peça "Advocacia segundo os irmãos Marx", estrelado por Heloisa Perissé (foto), no Ciaei. O espetáculo é uma série de esquetes ao estilo irmãos   Marx, e para firsar isso Heloisa fica o tempo todo segurando um charuto á la Groucho. A criadora de "Cócegas" e "Sob Nova Direção" é coadjuvada por Roberto Guilherme - o "quinto" Trapalhão - , a turma do Z.É. - Zenas Emprovisadas - Fernando Caruso (o esbuga do "Zorra Total"), Marcelo Adnet (do quadro "15 Minutos" da MTV), Rafael Queiroga e Gregório Duvivier (que não veio) - mais as atrizes Nedira Campos (que trabalhava nos humorísitcos do Jô Soares na Globo) e Diana Herzog.

O texto de Bernardo Jablonski é irregular e depende muito das improvisações do elenco, que é muito bom nisso. Destaque para o cenário de Ronald Teixeira, praticamente uma barraca de camping conversível, ideal para uma peça que viaja muito.

Durante o espetáculo, o propdutor Thonny Piassa veio avisar que fotos estavam proibidas. Outro integrante do staff foi pedir prar a pessoas passassem adiante o aviso de que não se podia tirar fotografias da peça. Como se fosse adiantar. em tempos de popularização de câmeras diogitais e celular que tira fotos com até 5 megapixels esse tipo de controle sobre a imagem torna-se inútil. O resulado é que nós, profisionais, que fomos registrar o evento e evitaríamos flases que atrapalham o elenco, ficamos constrangidos em realizar noso trabalho, enquanto amadores em geral não estavam nem aí e registravam à vontade, provavelmente alguns até em vídeo pra por no Youtube. Vão revistar as pessoas na entrada? Por detetor de metais? Então esqueçam esse negócio!

Nenhum comentário: