terça-feira, 22 de julho de 2008

Derico anima jantar em prol da Hospitalhaços


A ONG Hospitalhaços promove no dia 02 de agosto, sábado, às 20h, um jantar na sede social do Clube Semanal de Cultura Artística (Rua Irmã Serafina, 937 - Centro). O evento contará com apresentação do saxofonista e flautista Derico, integrante do sexteto do Jô. O músico, que reside em Indaiatuba - cidade da Região Metropolitana de Campinas - teve seu primeiro contato com a ONG durante um evento e mostrou-se aberto a apoiar a causa. Essa será a primeira participação de Derico em uma atividade promovida pela Hospitalhaços. Todo o recurso arrecadado neste evento será destinado à manutenção e ampliação do projeto.

A função da equipe é alegrar os dias dos pacientes, acompanhantes e profissionais em geral dos hospitais de Campinas e região. Fantasiados de palhaços, os voluntários passam momentos nos leitos conversando e elaborando atividades com os pacientes levando amor, alegria e respeito aos que estão nos hospitais. Coordenam oficinas de artes plásticas e festas em datas comemorativas dentro dos hospitais. Além disso, implantam brinquedotecas em unidades pediátricas. Na região já existem duas: uma no Hospital das Clínicas da Unicamp e outra no Hospital Estadual de Sumaré.

Com o objetivo de humanizar os hospitais através da figura alegre do palhaço, as atividades incentivadas pelos voluntários contribuem para uma recuperação mais rápida dos pacientes, além de levar descontração e relaxamento aos familiares e acompanhantes. Além disso, diminuir o estresse dos funcionários dos hospitais faz parte da tarefa dessa equipe.

A organização não governamental Hospitalhaços existe desde 1999 e tem atualmente 520 voluntários, sendo que parte da equipe trabalha diretamente com as crianças e outra parcela faz serviços diversos para a entidade. Eles atuam nas instituições: Hospital das Clínicas da Unicamp, Hospital Estadual de Sumaré, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Municipal de Americana, Hospital Municipal de Paulínia, Hospital Infantil de Americana, Hospital Maternidade Celso Pierro, Centro Infantil Boldrini e Hospital Municipal de Hortolândia.

O grupo é mantido com o dinheiro de doações de voluntários e algumas empresas da região. Além disso, existe um bazar permanente na sede da ONG, localizada há quase dez anos no bairro Bonfim, em Campinas. Lá são vendidos produtos institucionais como camisetas, chaveiros, adesivos, por exemplo. Jantares e bingos também são realizados esporadicamente com o intuito de arrecadar lucro para a entidade.

Nenhum comentário: