quarta-feira, 16 de julho de 2008

Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros (George Orwell)

O princípio de "Revolução do Bichos" novamente se comprova no Brasil. A retirada dos delegados responsáveis pela prisão de Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta da Operação Satiagraha acontece sob os auspícios dos poderes Judiciário - na figura do presidente do STF Gilmar Mendes - e Executivo - representado pelo própio presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.
Na prática isso significa que a rápida humilhação pública da semana passada será a única punição ao dono do Opportunity por todas as acusações que vão da lavagem de dinheiro e evasão de divisas à intermediação nos processos de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso, passando pelo mensalão do PT.
Resta um poder se envolver na questão: o Legislativo vai convocá-lo para depor na CPI do Grampo, mas é jogo para a galera. Não é do interesse do governo nem da oposição que Dantas diga tudo o que sabe. Aliás, foi assim que ele se safou, ao declarar ao delegado Protógenes Queiroz, em sua segunda prisão na semana passada, que diria tudo o que sabe, em novo furo de Bob Fernandes no Terra Magazine (http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3003387-EI6578,00.html). Foi a senha para a operação abafa hora em andamento.

Nenhum comentário: